A IMPLATAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS COMO FORMA DE DISSEMINAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
O artigo discute o projeto de criação e implantação do Repositório Institucional da Universidade Federal do Tocantins, RIUFT. O objetivo é gerir a informação científica da instituição com vistas a aumentar a visibilidade e o prestígio da instituição em âmbito nacional e internacional. A criação de um Repositório Institucional ainda tem duas funções primordiais, disponibilizar a produção para a comunidade acadêmica e ser uma forma de transparência nos gastos públicos e investimentos das agências de fomento à pesquisa. A implantação do RIUFT se dará por meio de duas fases: planejamento e implantação, ambas precedidas da adesão ao edital do Ibict em 2008. O desenvolvimento dos Repositórios Institucionais se dá no contexto da sociedade da informação e da globalização, temas também presente neste estudo. Como técnica de pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. O método de coleta de dados adotado foi a partir de informações fornecidas pela universidade e seus programas de pós-graduação.
O artigo discute o projeto de criação e implantação do Repositório Institucional da Universidade Federal do Tocantins, RIUFT. O objetivo é gerir a informação científica da instituição com vistas a aumentar a visibilidade e o prestígio da instituição em âmbito nacional e internacional. A criação de um Repositório Institucional ainda tem duas funções primordiais, disponibilizar a produção para a comunidade acadêmica e ser uma forma de transparência nos gastos públicos e investimentos das agências de fomento à pesquisa. A implantação do RIUFT se dará por meio de duas fases: planejamento e implantação, ambas precedidas da adesão ao edital do Ibict em 2008. O desenvolvimento dos Repositórios Institucionais se dá no contexto da sociedade da informação e da globalização, temas também presente neste estudo. Como técnica de pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando-se de revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. O método de coleta de dados adotado foi a partir de informações fornecidas pela universidade e seus programas de pós-graduação.
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